Você investiu tempo, recursos e energia em seu negócio. Agora, proteger sua marca e suas ideias é o próximo passo para garantir a longevidade e a competitividade de sua empresa no mercado. Infelizmente, o caminho para o registro de marcas e patentes pode ser complexo, com riscos como o plágio, perda de direitos e até problemas judiciais.
A ACIAI pode inciar o seu processo de registro e acompanhar até o final.
A nossa missão será o de proteger o que você construiu com tanto esforço. Nossa equipe está ao seu lado para simplificar e agilizar cada etapa do processo, da consultoria inicial a obtençã do registro da sua marca.
Avaliamos suas necessidades específicas para uma proteção sólida e personalizada.
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado.
Verificamos se ela está disponível para registro.
Cuidamos de todo o processo e documentação do registro.
Entregamos o registro da sua marca após aprovação do INPI.
A natureza da marca pode ser classificada quanto ao domicílio do proprietário ou uso.
1. Natureza da marca quanto ao domicílio do proprietário:
Brasileira: aquela regularmente depositada no Brasil por pessoa domiciliada no país.
Estrangeira: aquela regularmente depositada no Brasil, mas por pessoa não domiciliada no país. Também pode ser aquela que, mesmo depositada regularmente em país vinculado a acordo ou tratado do qual o Brasil seja partícipe ou em organização internacional da qual o país faça parte, seja depositada no território nacional no prazo estipulado no respectivo acordo ou tratado, e cujo depósito contenha reivindicação de prioridade em relação à data do primeiro pedido.
2. Natureza da marca quanto ao uso:
De produtos ou serviços: aquela usada para distinguir um produto de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origens diversas.
Coletiva: aquela usada para identificar produto ou serviço provindo de membros de uma determinada entidade.
De certificação: aquela que se destina a atestar a conformidade de um produto ou um serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, à natureza, ao material utilizado e à metodologia empregada.
Quanto à apresentação, a marca pode ter quatro classificações:
Nominativa | É constituída por uma ou mais palavras, no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo também os neologismos e as combinações de letras ou algarismos romanos e/ou arábicos. |
Figurativo | É constitúida por desenho, imagem, figura ou qualquer forma estilizada de letra e de número, isoladamente, bem como por ideogramas de língas, tais como japonês, chinês e hebraico. Nessa última hipótese, a proteção legal recai sobre o ideograma em si, e não sobre a palavra ou o termo que ele representa, salvo se for uma marca de apresentação mista. |
Mista | É constituída pela combinação de elementos nominativos e de elementos figurativos, ou de elementos nominativos cuja grafia apresente-se de forma estilizada. |
Tridimentsional | É constituída de forma plástica (entende-se por forma plástica a configuração ou a conformação física) de produto ou de embalagem. Essa forma deve ter capacidade distintiva em si mesma e estar dissociada de qualquer efeito técnico |
Antes de qualquer registro, fazemos uma análise profunda para garantir que sua marca esteja apta a ser registrada.